O "remake": o caso de "The Invasion of the Body Snatchers" (1)

3 Novembro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

1.o "remake" como modo de produção  (económica e formal) e forma de "reflexividade" e de "(re)escrita crítica": 1.1. como "repetição diferenciante " numa situação de "irregularidade (novidade) regulamentada" (Eco); 1.2. o motivo do "duplo";

2. a Ficção Científica como forma de Alegoria do Cinema: "The Invasion of the Body Snatchers" : 2.1. o romance de Jack Finney (1955): i) "ficção científica social" e escrito , como um "script", para o cinema; ii). o motivo do "duplo" (figura da "imagem de cinema"): modalidades de (re)produção - a cunhagem do dinheiro e a revelação fotográfica; híper-mimetismo e desvio  da anamorfose (grotesco) e do "estranho" (Freud, "Das Unheimliche"); iii) impasse: para onde vão os originais?.

Bibliografia: fotocópia de páginas do artº de Susaan Sontag "Imagens de desastre" ("Contra a Interpretação e outros textos") (pasta da cadeira); Umberto Eco, "A noção do serial" ("Sobre os Espelhos e outros ensaios")