O rosto no cinema: a "diva"

29 Setembro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

1. o Cinema como "síntese" das artes (Canudo): "obra de arte total" (Wagner): 1.1. a crítica de Pirandello ("Si Gira!", 1913(6)). a contaminação letal pelo mecânico e o duplo efeito de divisão e estranhamento na imagem; duplo exílio, de si e da situação (ao vivo) de representação; a produção de duplos, espectros (sombras), simulacros;

2. a "diva" como figura de síntese: 2.1. António Ferro ("As Grandes Trágicas do Silêncio", 1917): a "diva" como criação (ser) do cinema; 2.2. a figura do actor: da imagem-movimento  (cinema histórico) à imagem-tempo (contemplativa, es/xtática); o trabalho de "diva" entre a Pose ("pathos" do melodrama, pantomina e escultura) e a figura dinâmica da linha arabesca (curva), serpentina (Pintura, Dança. Música).

 * projecção de um segmento do filme "Diva Dolorosa" de Peter Delpeut

Bibliografia: textos de A,. Ferro (pasta da cadeira: fotocopiadora verde) e Angela Dalle Vacche (Antologia)