Um problema de Representação: a figuração do "dinheiro"
12 Novembro 2015, 12:00 • Fernando Guerreiro
1. o cinema e o dinheiro: 1.1. o cinema como indústria e arte (Bela Balàzs); 1.2. resistência e opacidade do dinheiro (economia) à figuração; 2. o dinheiro como equivalente (universal) dos signos/ trocas: 2.1. efeitos de divisão, objectivação, quantificação; 2.2. o dinheiro (abstracto-material) enquanto signo - características: neutralidade (sem qualidades), significante-flutuante, sem referente (origem), reprodutível, desrealização (virtualidade); 3. efeitos da economia monetária na cultura (Simmel): normalização (globalização) / particularização (individuação); 4. a situação da obra de arte "na idade da sua reprodutibilidade técnica" (W. Benjamin): o cinema como reprodução; 5. análise da 2ª sequência da bolsa de "O Eclipse" de M. Antonioni (1962).
Bibliografia: páginas do texto de W. Benjamin na pasta da cadeira. 2ª Antologia da cadeira disponível na reprografia azul.