D.W. Griffith: a análise económica pela Montagem paralela em "A Corner un Wheat" (1909)

3 Maio 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

Eisenstein: a Montagem Intelectual
3. dois momentos: i) as "atracções intelectuais" na sequência dos deuses de "Outubro"; ii) o "discurso interior" na sequência do "sonho" de Marfa em "A Linha Geral;
D.W. Griffith, "A Corner in Wheat" (909)
1. não a "picture drama" mas "an argument, an editorial, an essay" que testa os poderes de representação do cinema; 2) do  esquema ficcional binário (camponeses vs especulaor) ao triádico (com os consumidores) (T. Gunning); 3.a Montagem paralela de contrastes como análise económica:: a Alegoria como figura (tropo) da Abstracção; 4. estrutura cíclica e "fade in" final; 5. Griffith e Eisenstein:percursor da Montagem intelectual? (E. Ullman).
* projecção dos dois excertos de Eisenstein e do filme de Griffith.