Estética e economia no cinema de Robert Bresson

5 Maio 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

1. O cinema "pobre" de Robert Bresson

1.1. um modelo de cinema económico, pobre, de meios e estética reduzidos; 1.2.não o "teatro fotografado" (o cinema como "mise en scène"= representação e espectáculo) mas o Cinematógrafo: bidimensionalidade (e não ilusão 3D) da imagem; desdramatização/ teatralização, simplificação e "prise" directa sobre o real: o cinema como "escrita"; primitivismo técnico e formal; criar e não reproduzir.

2. "Pickpocket" (1958) ( o ciclo da "prisão" dos anos 50)

2.1.a questionação da Lei (relação com Dostoiewski): ausência de determinação social, emocional e psicológica do personagem; Michel como personagem em trânsito/ suspenso; como Ecce Homo =Ícone (P. Schrader); 2.2. a questão da Imagem: aplainada; relacional e não absoluta; 2.3. a Montagem como "mise en ordre ("colocazione") e "encontro" (inédito, criador).

* projecção do trailer de "L'Argent"

Bibliografia: texto de Susan Sontag na pasta da cadeira