Griffith:o rosto "aura" de Lillian Gish

24 Fevereiro 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

1. Griffith: o Grande-plano e a Montagem paralela como formas de motivação da acção, de construção do "personagem" e de "individuação" do actor; o "sistema narrativo" viabilizador do "Star System" (Tom Gunning); 2. o novo tipo de actor: 2.1. diferença entre a pantomina teatral (um código de figuras fixas, descontínuo) e o trabalho do actor de cinema  (registo contínuo, fluído) (A. Brisson); 2.2. dois modelos de representação:  o europeu= físico (histrónico) e o americano= "natural" (verosímil) (Roberta Pearson); o actor segundo Griffith ("O que eu exijo das estrelas de cinema", 1917); 4.Lillian Gish: a modulação (inventiva) num contínuo (Russell Merritt).

* projecção de dois segmentos de "Way Down East" de Griffith (1920) e de uma "dança serpentina" dos Lumière

Bibliografia: textos de Roberta Pearson (Sobre Griffith) e de James Naremore (sobre Gish) na pasta da cadeira (fotoc. verde); textos de Kristin Thompson, D.W. Griffith e Russell Merritt na Antologia