O Burlesco no cinema

24 Maio 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

1. noções do Grotesco: do "cómico absoluto" (Baudelaire, 1855) ao "filme très comique" (Canudo, 1908); 2. cinema, mecanização e comédia: centralidade da questão do corpo como Hieróglifo= Alegoria da Modernidade; 3. características do Burlesco no 1º cinema (1896/ 1914): um cómico visual/ físico; da performance e do improviso; dos actos e do movimento: atomização e abstracção (arabesco); das coisas: ddo Homem-coisa e da imagem-objecto; função estruturante dos "décors" como determinação da imagem (da figura como linha, silhueta); tempo circular e reperição: desrealização e ritualização; 4.  o "gag" como unidade (atraccional) da estrutura ;4.1.  duas modalidades de filme: "pie film" - verticalidade, descontinuidade, não-narrativo - e "chase film" - horizontalidade, continuidade, narrativo; 4.2. relação do "gag" dom a narração: "exclusão" (Crafton) / integração dialéctica (Gunning).
* projecção de filmes  do "cómico" francês :"Le Cochon dansant" (Pathé, 1906), "Onésime horloger" (Jean Durand, 1912), Max Linder ("Débuts au Cinématographe", 1910)