O momento da Fotogenia: Jean Epstein

1 Março 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

1. a concepção cineplástica do cinema da 1ª Vanguarda francesa ("escola impressionista") (Canudo, Delluc, Epstein, Dulac, Faure);
2. a noção de Fotogenia: 2.1. como qualidade das coisas / pessoas (Delluc); 2.2. como produto da câmera (Epstein); 2.3. características: instantaneidade, intensidade, fragmentação, presença local, tangibilidade, irradiação;
3. Epstein, "Coeur Fidéle" (1923): fotogenia. Grande plano (rosto) e sobreposição: 3.1. carácter folhado, por camadas, da imagem (mais símbolo do que signo) 3.2. duração e bidimensionalidade : carácter imaginário  e abertura ao rea;, 3.3 o cinema como escrita directa do real (os "graffitis").
* projecção os primeiros 20mn do filma.
Bibliografia:  texto de Élie Faure ("La Cinéplastie") na pasta da cadeira