O "noir" de Hong-Kong: Johnnie To

7 Abril 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

2. O cinema "noir" de Hong-Kong:

2.1. um cinema de géneros, formalista, da crise; i) um cinema físico: da centralidade do corpo e legibilidade (ampliada) do gesto/ novimento; ii) um cinema da descontinuidad:, da Montagem construtivista, rápida, com diferenças de ritmo (musical); iii) modelo trifásico da acção: pausa-explosão-pausa (D. Bordwell);

2.2. O "noir" de Johnnie To: i)  um cinema de 2º grau e da crise: crise do sujeito= masculino (do herói e do grupo); ii) um cinema da continuidade (plano-sequência) e da forma desdobrada= fluxo; iii) no plano dos valores entre a noção de "fatalidade" (destino > "seres para a morte") e a de "acaso" (relatividade: ironia): um cinema meditativo.

* projecção de duas sequências, o plano-sequência inicial de "Breaking News" e o duelo estático ("displaying") de "The Mission"