O Plano-sequência no musical: J. Demy, "Les Demoiselles de Rochefort" (1967)

17 Março 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

1. o Cinema e a Dança: i) não só imagens em movimento mas imagens que dançam (D. Tomasovic); ii) a dança como problematização e exponenciação do movimento; iii) o corpo flutuante do espectador; iv) funções: explicar/ resolver impasses do real; incorporação/ modalização do tempo nas imagens (E. Faure);

2. o universo "em-cantado" de J. Demy: i) fechado (perfeito) e aberto (ao real, imaginário); ii) continuidade da fala/ canto, língua/ poesia e gesto/ dança; iii) um cinema do (des/ re-)encontro: acaso e destino; iv) um cinema total ("órfico") de um real acrescentado ("nomear musicalmente as coisas"); v) uma dupla influência: o musical americano (clássico: MGM , e moderno: "West Side Story") e a tradição francesa (do "realismo poético" ao cinema de" variedades"); uma "ópera popular (jazz) cantada" (Deleuze).

* projecção da sequência de abertura do filme e de dois clips, um de Les Parisiennes( "Il fait trop beau pour aller travailler")", outro de Bjork ("O so quietly", de Spike  Jonze)

Bibliografia: textos de T. Elsaesser, José Manuel Costa e Jonathan Rosembaum na pasta da cadeira