R. Bressol, "L'Argent" (1983): a crise dos discursos

17 Maio 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

1. do ciclo de Dostoiewski, com a introdução da cor, ao do "malaise" da juventude: a escolha de Tolstoi, "A Nota Falsa": filmes "refractários" (Philippe Arnauld);

2. "L'Argent": 2.1. o discurso político - dois momentos: Lucien no tribunal; monólogo do companheiro de cela de Yvon; 2.2.a "nota falsa" de 500F, com a efígie de Pascal, como signo; 2.3. circulação do dinheiro e cadeia do discurso= mecanismo de narração; exteriorização de "L'Argent" por contraste com interiorização de "Pickpocket"; 2.4. a sequência final do filme: o encontro com a Senhora grisalha como possibilidade de mudança; 24.1 um pacto entre os dois em dois momentos: o perdão da senhora e a libertação pelo crime; 2.4.2. o encontro como excepção (vs) cadeia mecânica dos signos (circulação do dinheiro); carácter gratuito do dom (vs) carácter interessado das trocas; 2.4.3. intransitividade do sacrifício e do crime como actos excessivos, desligados (ab-solutos) que não articulam / simbolizam; 2.5  aceitação, não redenção: os dois finais - o aglomerado de pessoas e o ecrã negro sem a palavra Fim: não conclusão e/ou abertura.

* projecção de um dvd do filme