Wong Kar-Wai: a forma musical de "In the Mood for Love" (2)

21 Abril 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

1. Wong Kar-Wai como realizador da 2ª Nova Vaga do cinema de Hong Kong; 1.1. um modelo narrativo não-linear, fragmentado, com estrutura de "puzzle"; 1.2.. uma concepção arquitectónica de forma: uma imagem "ornamental" (David Bordwell), palimpsesto, caligráfica;

2. plano temático: a dupla questão da Identidade do Sujeito e do território=cidade: 2.1.figuras da "angústia do tempo" (Audrey Yue); 22.1. a "nostalgia". Hong Kong nos anos 60 e o melodrama de Xangai nos anos 30.

3. o dispositivo narrativo do filme: 3.1.organização por camadas a que falta um centro; trabalho da forma  estruturado pelo "Vazio" (segredo- de acordo com o desenho (dinâmica) da espiral (relação com "Vertigo" de A. Hitchcock); 3.2. esquema(enunciativo) da repetição com variação: o motivo do "ensaio"; repetir até dar certo; "pequenas epifanias" (Bordwell); 3.3. forma-fluxo= musical (mais um cinema do "tempo" do que do "movimento"); 3.4. a imagem-pintura: um cinema do fotograma.

* projecção do início de "Chunking Express" e de duas outras CM, do autor

Bibliografia: entrevista de Wong Kar-Wai (Cannes, 2001) na pasta da cadeira