Sumários

Consciência linguística na infância

8 Maio 2020, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

1. Informação genérica sobre investigação em relações entre conhecimento fonológico, consciência fonológica e conhecimento explícito.

2. Emergência da sensibilidade fonológica.
3. Consciência fonológica e promoção da literacia.
4. Unidades de avaliação da consciência fonológica e sua ordem de desenvolvimento.
5. Afonso (2008) e Alves (2012): relações entre conhecimento fonológico e consciência fonológica.


TRABALHO ENTRE 9 E 22 DE MAIO
1. Avaliação das apresentações orais (16) com base em dissertações de mestrado / tese de doutoramento  sobre tópicos integrados nos domínios da aquisição do conhecimento fonológico (L1 e L2), da consciência fonológica e das relações entre conhecimento fonológico, consciência fonológica e conhecimento explícito (resultados das avaliações pelos discentes a serem enviadas à docente até 19 de maio).

2. 19 de maio, 17h00, sessão em ambiente Colibri: conferência sobre fonologia formal e linguística clínica, proferida pela Professora Doutora Cristiane Lazzarotto-Volcão (Universidade Federal de Santa Catarina)

3. Prova de avaliação escrita individual (enunciado enviado aos discentes no dia 20 de maio às 10h00, por e-mail; respostas ao enunciado enviadas à docente até dia 22 de maio às 17h00, em formato PDF).


Aquisição de estruturas morfofonológicas em PE - L1

24 Abril 2020, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

:Aquisição de estruturas morfofonológicas em PE - L1

(1) o caso dos nomes terminados em ditongo nasal;
(2) o caso dos nomes e adjetivos terminados em lateral;
(3) efeito da categoria morfossintática na aquisição de uma estrutura fonológica: o ditongo - ão;
(4) o impacto da informação morfológica na aquisição da coda fricativa em final de palavra.


Questões silábicas e segmentais na aquisição da fonologia da Língua Materna

17 Abril 2020, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Sessão síncrona em formato Zoom - Colibri


Aspetos tratados (conclusão do Guião 3; guião 4)

A. Aspetos silábicos:

(i) O caso dos grupos sC;

(ii) O caso das oclusivas velares labializadas;

B. Aspetos segmentais

(i) Panorama geral

(ii) A aquisição de [@] neutralizado e de [@] preenchedor prosódico; 

(iii) A aquisição de [6] tónicos (adjacente a palatal; adjacente a nasal);

(iv) A aquisição de vogais átonas em PE (contraste em função dos seus papéis morfológicos)


Datas:

Até 30 de abril: envio, por e-mail dirigido a  todos, do link com a apresentação individual da dissertação/tese.


 Até 19 de maio: envio da grelha individual com classificação de todas apresentações de dissertações/teses.


Teste: entre 20 e 22 de maio.


20 de abril - envios pela docente

- grelha para classificação das apresentações;

- comentários gerais aos slides enviados esta semana (slides aprovados ou a modificar);

- artigos da semana;

- informação sobre representações fonológicas segmentais na aquisição.


Aquisição da Fonologia de L2

3 Abril 2020, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Sessão sobre Aquisição da Fonologia de L2 por Chao Zhou:

(1) questões teóricas sobre a aquisição de uma L2;
(2) a fonologia de uma L2: modelos de análise e dados de aquisição.


Trabalho em curso

27 Março 2020, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Entrega do trabalhos individuais  preparados nas 2 últimas semanas pelos mestrandos, nos domínios de:


(1) aquisição da fonologia da L1;
(2) aquisição da morfologia da L1;
(3) aquisição da fonologia da L2.

Comentários pela docente a cada um dos 15 trabalhos enviados (via contactos individuais).