Sumários

Trabalho em curso

20 Março 2020, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Trabalho em curso:


(1) Cada mestrando tem em mãos uma tese de mestrado com conteúdo relacionado com linhas programáticas da UC, a ser apresentada oralmente, com base em guião.

(2) Foram enviados aos alunos artigos para preparação de sessão por videoconferência no dia 3 de abril, às 14h, sobre aquisição de L2.


Trabalho em curso

13 Março 2020, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Trabalho em curso:


(1) Cada mestrando tem em mãos uma tese de mestrado com conteúdo relacionado com linhas programáticas da UC, a ser apresentada oralmente, com base em guião.

(2) Foram enviados guião e artigos sobre  aquisição de estruturas  silábicas problemáticas, a serem lidos pelos mestrandos; a docente está disponível para esclarecimento de dúvidas através de videoconferência.


Estruturas problemáticas em PE e o contributo dos dados da aquisição

6 Março 2020, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

A. Ataques ramificados dados da aquisição em PE e noutras línguas;

B. Estruturas problemáticas em PE e o contributo dos dados da aquisição:
1. O caso das consoantes em final de sílaba;
2. O caso representação da nasalidade.


Aquisição da estrutura silábica

28 Fevereiro 2020, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Aquisição da estrutura silábica:
(i) padrões gerais;
(ii) emergência segmental e disponibilização de constituintes silábicos;
(iii) o caso das estruturas CV e V nos estádios iniciais de aquisição.


Aquisição e desenvolvimento linguísticos - questões introdutórias

21 Fevereiro 2020, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Aquisição e desenvolvimento linguísticos - questões introdutórias:
1. A produção: características do estádio inicial.
2. A hierarquia fonológica e as hipóteses de processamento bottom-up ou top-down: o caso dos fillers; o caso do acento; o caso dos constituintes silábicos.
3. Natureza das representações fonológicas: especificação integral versus representações não integralmente especificadas e o uso de traços distintivos (função distintiva e função classificatória).
4. Aquisição de estruturas fonológicas e consciência de estruturas fonológicas (palavra, acento, sílaba, constituintes silábicos e segmentos): tendências universais e dados do PE.
5. Processos fonológicos como estratégias de reconstrução (Smith e Stampe, anos 70 do séc. XX) e processos fonológicos no sistema-alvo: uma designação, dois conceitos; seu impacto num modelo de aquisição (como perda ou como ganho de informação linguística).
6. Variáveis fonológicas a trabalhar nas próximas sessões.