Sumários

Leituras

10 Março 2020, 08:00 Luís Urbano Afonso

Não houve aula presencial. Foram dadas indicações para os alunos continuarem a leitura do livro que lhes foi distribuído no início do semestre. Essa leitura mantém-se como trabalho de substituição das aulas presenciais, marcadas para esta semana e para a próxima.
Dessas leituras resultará um trabalho individual para ser entregue até dia 14 de abril, como estava previsto desde o início do ano letivo.Lista dos livros distribuídos:Aby Warburg, El Ritual de la SerpienteDavid Carrier, A World Art History
Georges Didi-Huberman, Ninfa Fluida
Georges Didi-Huberman, Ninfa Moderna
George Kubler, A Forma do Tempo
Thomas Kaufmann, Toward a Geography of Art.


A iluminura judaica durante o último terço do século XV em três pequenas unidades geoculturais

5 Março 2020, 08:00 Luís Urbano Afonso

Demonstração das potencialidades do método comparativo aplicado numa escala meso/micro em diferentes unidades geoculturais, contemporâneas umas das outras e unidas por traços identitários comuns. Caraterização do estilo da iluminura hebraica realizada em Sevilha/Córdova entre 1468 e 1482, em Lisboa entre 1472 e 1496 e em Sana’a nas décadas de 1460 e 1470. O significado cultural das diferenças entre os estilos artísticos das três unidades em causa e acerca da interação artística entre culturas maioritárias e minoritárias.


Ascetismo religioso e desornamentação artística no século XII: cistercienses e almóadas

3 Março 2020, 08:00 Luís Urbano Afonso

As potencialidades do método comparativo aplicado numa escala meso em unidades geoculturais contemporâneas umas das outras, mas muito divergentes em termos culturais e identitários. As caraterísticas fundamentais da arquitetura cisterciense (Europa Ocidental) e da arquitetura almóada (Magrebe e Al-Andalus) no século XII. Compreensão da associação entre intolerância confessional (cristã ou islâmica) e o desenvolvimento de modelos arquitetónicos austeros e desornamentados.


O cânone artístico chinês

27 Fevereiro 2020, 08:00 Luís Urbano Afonso

Definir o cânone artístico chinês nos séculos XVI e XVII e a sua articulação com o confucianismo. Identificar as principais fontes literárias de sustentação desse cânone ao nível da historiografia da arte chinesa. Relacionar esse cânone com as particularidades do colecionismo na Ásia Oriental confuciana.


O cânone artístico na Ásia Ocidental islâmica (c.1500-c.1650)

20 Fevereiro 2020, 08:00 Luís Urbano Afonso

O cânone artístico islâmico nos séculos XVI e XVII. As principais fontes literárias de sustentação desse cânone. Relações entre esse cânone e as particularidades do colecionismo na Ásia Ocidental islâmica.