Estudo de caso: as iluminuras hebraicas portuguesas da Idade Média.

24 Novembro 2015, 08:00 Luís Urbano Afonso

Razões da inexistência de estudos dedicados à arte judaica na historiografia da arte portuguesa.

A arquitetura judaica portuguesa: os casos de Tomar e de Castelo de Vide e as suas relações com o tardo-gótico despojado e com o proto-renascimento.

A iluminura judaica portuguesa tardo-medieval: manuscritos remanescentes, sua caraterização tipológica. As diferenças entre a Bíblia Hebraica e a Bíblia Cristã.

Caraterização artística da Escola de Lisboa de iluminura judaica: a) cercaduras formadas por rinceaux de linhas finas contra um fundo natural; b) filigranas desenhadas a púrpura pálido (lilás), combinadas com filetes e/ou letras pintadas a ouro; c) cercaduras fito-zoomórfica realizadas numa linguagem tardo-gótica (e proto-renascentista, nos exemplos mais tardios); d) formas geométricas muito simples no desenho da micrografia da massorá.