Sumários
Os marfins luso-africanos, ou afro-portugueses, do período manuelino.
18 Dezembro 2015, 08:00 • Luís Urbano Afonso
Caraterização geral dos marfins afro-portugueses.
Tipologias: olifantes, saleiros, talheres, píxides.
Locais de produção: Serra Leoa, Benim (?), Congo, Lisboa (?).
Principais fontes visuais europeias utilizadas pelos artistas africanos.
Impacto da arte afro-portuguesa sobre a arte manuelina.
Realização do 3º miniteste desta UC.
Os grandes programas manuelinos: Coimbra, Belém (e a Custódia).
15 Dezembro 2015, 08:00 • Luís Urbano Afonso
Análise do programa iconográfico e da linguagem plástica patentes no retábulo-mor da Sé de Coimbra (Olivier de Gand e Jean d’Ypres, 1498-1502), na Custódia de Belém (Gil Vicente, 1506) e no portal sul da igreja de Santa Maria do Mosteiro de Belém (João de Castilho, c.1517-21). Semelhanças e diferenças entre estas obras e seus programas iconográficos.
O programa manuelino de Tomar: o exterior (fachada poente e portal sul).
11 Dezembro 2015, 08:00 • Luís Urbano Afonso
A construção da nave manuelina e a sua múltipla funcionalidade: nave, coro, sacristia. Os arquitetos envolvidos: Diogo de Arruda e João de Castilho.
O programa iconográfico e decorativo da fachada ocidental (Diogo de Arruda, c.1510-15): genealogia, messianismo e validação divina. A delirante “Janela de Tomar” e as suas leituras simbólicas: Jessé, o Céu e a Terra.
O programa iconográfico do portal sul (João de Castilho, c.1510-15): ecos dos princípios da concordância tipológica entre o Antigo e o Novo Testamento. A insistência no mistério da Encarnação. Arquitetura e natureza. O ecletismo ornamental e plástico manuelino: tardo-gótico e renascimento.
O programa manuelino de Tomar: o interior (Charola e Cadeiral).
4 Dezembro 2015, 08:00 • Luís Urbano Afonso
O programa manuelino de Tomar. A campanha de reconversão da Rotunda em Charola de um novo templo. A diversidade de artes aplicadas empregues nesta reconversão: pintura de cavalete, pintura mural, guadamecis, vitrais, estuques, escultura de vulto em madeira, talha dourada, aplicações em cera. A coerência do programa iconográfico e a articulação entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento. A relevância do antigo cadeiral, destruído nos inícios do século XIX, e a sua articulação com o programa da Charola.