A emergência da abstração. Kandinsky e o Der Blaue Reitter: expressionismo de Munique,

15 Março 2021, 14:00 Pedro Lapa

A Abstração enquanto fenómeno generalizado na pintura europeia da segunda década do século XX. 

Os diversos posicionamentos relativamente à abstração e ao seu entendimento. A dicotomia materialismo/ idealismo nos diferentes entendimentos da abstração. A reclamação da especificidade disciplinar e sua relação com a abstração.A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. 

O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter". 
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.

Bibliografia: 

Hal Foster, "1913" in Art Since 1900, Hal Foster et al., 3ª ed. 130-136. London: Thames & Hudson, 2016.

— "1908" in Art Since 1900, Hal Foster et al., 3ª ed.  97-101. London: Thames & Hudson, 2016.                      

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “The Spiritual Dimension: Der Blaue Reitter” in History of Modern Art ,7ª ed. , 121-130. New Jersey: Pearson, 2013