Sumários

A pop art

13 Maio 2021, 14:00 Pedro Lapa

A emergência da pop art no Reino Unido e as condições do pós-guerra.

Os desenvolvimentos da pop art nos EUA. A fusão da indústria da cultura com a cultura erudita e o posicionamento dos principais protagonistas: Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Ed Ruscha.

Bibliografia:

"1956", "1962", "1965" Art Since 1900. Londres, Nova York: Thames and Hudson, 2016


Exercício escrito

10 Maio 2021, 15:30 Pedro Lapa

Exercício escrito presencial sobre alguns tópicos do programa.


Exercício escrito

10 Maio 2021, 14:00 Pedro Lapa

Exercício escrito presencial sobre alguns tópicos do programa.


Robert Rauschenberg: uma nova conceção de espaço

6 Maio 2021, 14:00 Pedro Lapa

O desenvolvimento dos combines e a hibridação da pintura e da escultura. A dominante indexativa dos signos. A prevalência da reprodução mecânica sobre o gesto e o lugar deste. A pintura a silkscreen e a heterogeneidade da informação. A cultura mediática e a ausência de perspetiva ou articulação intencional. A transformação da pintura como um análogo do campo visual em superfície de inscrição de informação.

Bibliografia:

 
Rosalind Krauss, "1953" in Art Since 1900, Hal Foster et al..Londres: Thames & Hudson, 2016 
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in  Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Signs of the Times: Assemblage and Pop Art in the United States”, in  History of Modern Art ,7ª ed.460-466. New Jersey: Pearson, 2013


A pintura Color Field ( conclusão). O neodadaísmo.

3 Maio 2021, 15:30 Pedro Lapa

A pintura de Barnett Newman e a noção de origem. O "zip" e o campo de cor. A cor como espaço e o zip como tempo fisicamente experimentados pelo observador.

A redescoberta de Duchamp por John Cage. O acaso e o silêncio.
A estrutura indexativa dos "combines "de Robert Rauschenberg.


Bibliografia:
Yve-Alain Bois, "1951" in  Art Since 1900, Hal Foster et al., 424-428. Londres: Thames & Hudson, 2016
Rosalind Krauss, "1953"in  Art Since 1900, Hal Foster et al., 430-434. Londres: Thames & Hudson, 2016
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plain" in  Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010