O surrealismo
22 Abril 2021, 14:00 • Pedro Lapa
A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a procura do maravilhoso.
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente freudiano.
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.
Bibliografia:
Rosalynd Krauss, "1924" in Art Since 1900, 214-219. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Surrealism”, in History of Modern Art ,7ª ed., 297-337. New Jersey: Pearson, 2013