A colagem e o cubismo sintético em Picasso e Braque. A emergência do Futurismo.

1 Março 2021, 14:00 Pedro Lapa

Análise da colagem em Picasso. A revolução semiótica do cubismo sintético. A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças. A colagem como uma nova linguagem visual. As suas consequências no entendimento da pintura enquanto representação. 
A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia e da velocidade. A condenação do passado.


Bibliografia:

Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

Rosalind Krauss, "1913" in  Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.

Hal Foster, "1909" in  Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.