O simultaneísmo de Delaunay. Introdução à análise da escultura de Brancusi.

8 Março 2021, 14:00 Pedro Lapa

O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. Os antecedentes cubistas e futuristas. A pintura como representação das condições do visível.

Brancusi e a tradição rodineana. A oposição a alguns aspetos da escultura oitocentista: talha direta na pedra e na madeira.


Bibliografia:

(Delaunay e simultaneísmo)

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Cubism - Other Agendas: Orphism and Other Experimental Art in Paris, 1910-1914” in History of Modern Art ,7ª ed. 163-166. New Jersey: Pearson, 2013

Virginia Spate, "Orfismo" in Conceitos de Arte Moderna, ed. Nikos Stangos. São Paulo: Zahar, 1991

Hal Foster, "1913" in Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed., 130-136. Londres: Thames & Hudson, 2016

(Brancusi)

Rosalind Krauss, "1927b" in Art since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed., 252-255. Londres: Thames & Hudson, 2016