Sumários
7 Abril 2022, 09:30
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Pedro Lapa
A perspetiva concretista de Joaquim Rodrigo: divisibilidade do espaço e ausência de composição.
A emergência de um novo esquema cromático e a unidade matriz-forma-cor.
Vieira da Silva de Lisboa para Paris e para o resto do mundo.
A emergência da abstração lírica e as suas características.
Análise da sua produção na década de 1930. O questionamento da estabilidade dos valores pictóricos.
Bibliografia:
Pedro Lapa, “Abstração em Portugal (1913-1960)” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 89-104. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011
Pedro Lapa, “Vieira da Silva, o visível e o intervalo” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 63-75, ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011
Rui Mário Gonçalves, “Os Anos 40. O tempo do Estado Novo e o pós-guerra português” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 135-169, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.
5 Abril 2022, 09:30
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Pedro Lapa
A abstração geométrica. O contexto da abstração na Europa no pós-guerra.
A ausência de um movimento organizado em Portugal e os percursos individuais. As exposições dos Independentes do Porto (1943-1950).
Análise das obras de Fernando Lanhas e de Nadir Afonso: a forma como tensão percetiva e a repetição das unidades forma-cor como ritmo e cinetismo.
Bibliografia:
Pedro Lapa, "Abstração em Portugal (1913-1960)", in Arte Portuguesa do Século XX, Pedro Lapa, Emília Tavares (eds). Lisboa: Leya, 2011
31 Março 2022, 09:30
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Pedro Lapa
A emergência de uma nova geração em 1947. A cisão surrealista na Exposição Geral de Artes Plásticas de 1948.
Análise da obra de Vespeira, Fernando Azevedo, Fernando Lemos.
As Ocultações como processo artístico surrealista. A fotografia de Lemos entre a realidade e o onírico.
A escultura de Jorge Vieira. Mário Cesariny e o acaso.
Bibliografia:
José-Augusto França, "O Surrealismo", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
María Jesús Ávila, “Surrealismo em Portugal” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 115-126. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011
María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001
29 Março 2022, 09:30
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Pedro Lapa
António Pedro, António Dacosta e Cândido da Costa Pinto. A exposição na Casa Repe, em 1940. A emergência de uma nova geração em 1947. A cisão surrealista na Exposição Geral de Artes Plásticas de 1948. A reorganização do movimento surrealista.
Bibliografia:
José-Augusto França, “António Pedro e António Dacosta”, "O Surrealismo", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
María Jesús Ávila, “Surrealismo em Portugal” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 115-126. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011
María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001
24 Março 2022, 09:30
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Pedro Lapa
As características do Neorrealismo em Portugal: análise da obra de Manuel Filipe, Júlio Pomar, Mário Dionísio, Vítor Palla, Lima de Freitas, Rui Pimentel, Querubim Lapa, Rogério Ribeiro
Breve apresentação do surrealismo internacional.
Bibliografia:
José-Augusto França, “ O Neo-realismo”, in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
Rui Mário Gonçalves, “Os Anos 40. O tempo do Estado Novo e o pós-guerra português” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 135-169, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.
David Santos, “O Neo-realismo português e o apelo humanista do pós-guerra” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 105-113. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011