Sumários

A abstração geométrica (conclusão). A pintura de Vieira da Silva

7 Abril 2022, 09:30 Pedro Lapa

A perspetiva concretista de Joaquim Rodrigo: divisibilidade do espaço e ausência de composição. 

A emergência de um novo esquema cromático e a unidade matriz-forma-cor.

Vieira da Silva de Lisboa para Paris e para o resto do mundo.
A emergência da abstração lírica e as suas características.
Análise da sua produção na década de 1930. O questionamento da estabilidade dos valores pictóricos.


Bibliografia:

Pedro Lapa, “Abstração em Portugal (1913-1960)” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 89-104. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011

Pedro Lapa, “Vieira da Silva, o visível e o intervalo” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 63-75, ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011


Rui Mário Gonçalves, “Os Anos 40. O tempo do Estado Novo e o pós-guerra português” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 135-169, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.



A Abstração Geométrica

5 Abril 2022, 09:30 Pedro Lapa

A abstração geométrica. O contexto da abstração na Europa no pós-guerra. 

A ausência de um movimento organizado em Portugal e os percursos individuais. As exposições dos Independentes do Porto (1943-1950). 

Análise das obras de Fernando Lanhas e de Nadir Afonso: a forma como tensão percetiva e a repetição das unidades forma-cor como ritmo e cinetismo.




Bibliografia:

Pedro Lapa, "Abstração em Portugal (1913-1960)", in Arte Portuguesa do Século XX, Pedro Lapa, Emília Tavares (eds). Lisboa: Leya, 2011


O surrealismo. Conclusão da análise

31 Março 2022, 09:30 Pedro Lapa

A emergência de uma nova geração em 1947. A cisão surrealista na Exposição Geral de Artes Plásticas de 1948.
Análise da obra de Vespeira, Fernando Azevedo, Fernando Lemos. 
As Ocultações como processo artístico surrealista. A fotografia de Lemos entre a realidade e o onírico. 
A escultura de Jorge Vieira. Mário Cesariny e o acaso.


Bibliografia:
José-Augusto França, "O Surrealismo",  in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
María Jesús Ávila, “Surrealismo em Portugal” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 115-126. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011
María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001


O Surrealismo

29 Março 2022, 09:30 Pedro Lapa

António Pedro, António Dacosta e Cândido da Costa Pinto. A exposição na Casa Repe, em 1940. A emergência de uma nova geração em 1947. A cisão surrealista na Exposição Geral de Artes Plásticas de 1948. A reorganização do movimento surrealista.


Bibliografia:

José-Augusto França,  “António Pedro e António Dacosta”, "O Surrealismo",  in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009

María Jesús Ávila, “Surrealismo em Portugal” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 115-126. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011

María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001




O Neorrealismo

24 Março 2022, 09:30 Pedro Lapa

As características do Neorrealismo em Portugal: análise da obra de Manuel Filipe, Júlio Pomar, Mário Dionísio, Vítor Palla, Lima de Freitas, Rui Pimentel, Querubim Lapa, Rogério Ribeiro 

Breve apresentação do surrealismo internacional. 

Bibliografia:
José-Augusto França, “ O Neo-realismo”, in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
Rui Mário Gonçalves, “Os Anos 40. O tempo do Estado Novo e o pós-guerra português” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 135-169, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.
David Santos, “O Neo-realismo português e o apelo humanista do pós-guerra” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 105-113. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011