A abstração geométrica (conclusão). A pintura de Vieira da Silva

7 Abril 2022, 09:30 Pedro Lapa

A perspetiva concretista de Joaquim Rodrigo: divisibilidade do espaço e ausência de composição. 

A emergência de um novo esquema cromático e a unidade matriz-forma-cor.

Vieira da Silva de Lisboa para Paris e para o resto do mundo.
A emergência da abstração lírica e as suas características.
Análise da sua produção na década de 1930. O questionamento da estabilidade dos valores pictóricos.


Bibliografia:

Pedro Lapa, “Abstração em Portugal (1913-1960)” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 89-104. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011

Pedro Lapa, “Vieira da Silva, o visível e o intervalo” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 63-75, ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011


Rui Mário Gonçalves, “Os Anos 40. O tempo do Estado Novo e o pós-guerra português” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 135-169, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.