Sumários
12 Abril 2023, 12:30
•
Pedro Lapa
A perspetiva concretista de Joaquim Rodrigo: divisibilidade do espaço e ausência de composição. A emergência de um novo esquema cromático e a unidade matriz-forma-cor.
O conflito figuração e abstração na década de 1950. Nikias Skapinakis e Jorge de Oliveira
Bibliografia:
Pedro Lapa, “Abstração emPortugal (1913-1960)” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 89-104. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011.
Rui Mário Gonçalves, “Anos 50, realismos e abstracionismos” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 177-207, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.
João Pinharanda, “Anos 50: uma década de fusão” in História da Arte Portuguesa, 593-601, ed. Paulo Pereira. Lisboa: Temas e Debates, 1995
10 Abril 2023, 12:30
•
Pedro Lapa
Aula lecionada por zoom
Vieira da Silva de Lisboa para Paris e para o resto do mundo. A emergência da abstração lírica e as suas características. Análise da sua produção na década de 1930. O questionamento da estabilidade dos valores pictóricos.
Bibliografia:
Pedro Lapa, “Vieira da Silva, o visível e o intervalo” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 63-75, ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011
Rui Mário Gonçalves, “Os Anos 40. O tempo do Estado Novo e o pós-guerra português” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 135-169, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.
29 Março 2023, 12:30
•
Pedro Lapa
A abstração geométrica. O contexto da abstração na Europa no pós-guerra. A ausência de um movimento organizado em Portugal e os percursos individuais. As exposições dos Independentes do Porto (1943-1950).
Análise das obras de Fernando Lanhas e de Nadir Afonso: a forma como tensão percetiva e a repetição das unidades forma-cor como ritmo e cinetismo.
Bibliografia:
Pedro Lapa, "Abstração em Portugal (1913-1960)", in Arte Portuguesa do Século XX, Pedro Lapa, Emília Tavares (eds). Lisboa: Leya, 2011
27 Março 2023, 12:30
•
Pedro Lapa
A emergência de uma nova geração em 1947. A cisão surrealista na Exposição Geral de Artes Plásticas de 1948. Análise da obra de Vespeira, Fernando Azevedo, Fernando Lemos. As Ocultações como processo artístico surrealista. A fotografia de Lemos entre a realidade e o onírico. A escultura de Jorge Vieira: o tratamento do volume e do vazio, a relação com os artefactos culturais de outras culturas, o trabalho direto sobre e a partir dos materiais. A cisão interna do surrealismo em 1949. O grupo os Surrealistas e a política para o surrealismo na Europa definida por André Breton.
Mário Cesariny: o acaso e o rebaixamento informe. Cruzeiro Seixas entre pintura e objeto.
A "arte feita por todos", a prática dos cadavre-exquis.
Bibliografia:
José-Augusto França, "O Surrealismo", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
María Jesús Ávila, “Surrealismo em Portugal” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 115-126. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011
María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001
22 Março 2023, 12:30
•
Pedro Lapa
António Pedro, António Dacosta e Cândido da Costa Pinto. A exposição na Casa Repe, em 1940.
A emergência de uma nova geração em 1947. A cisão surrealista na Exposição Geral de Artes Plásticas de 1948. A reorganização do movimento surrealista.
Bibliografia:
José-Augusto França, “António Pedro e António Dacosta”, "O Surrealismo", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
María Jesús Ávila, “Surrealismo em Portugal” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 115-126. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011
María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001