Sumários

A abstração geométrica concretista: Joaquim Rodrigo. Figuração e abstração na década de 1950

12 Abril 2023, 12:30 Pedro Lapa


A perspetiva concretista de Joaquim Rodrigo: divisibilidade do espaço e ausência de composição. A emergência de um novo esquema cromático e a unidade matriz-forma-cor. 

O conflito figuração e abstração na década de 1950. Nikias Skapinakis e Jorge de Oliveira 

Bibliografia: 
Pedro Lapa, “Abstração emPortugal (1913-1960)” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 89-104. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011.
Rui Mário Gonçalves, “Anos 50, realismos e abstracionismos” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 177-207, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999. 
João Pinharanda, “Anos 50: uma década de fusão” in História da Arte Portuguesa, 593-601, ed. Paulo Pereira. Lisboa: Temas e Debates, 1995

A pintura de Vieira da Silva: a abstração lírica

10 Abril 2023, 12:30 Pedro Lapa


Aula lecionada por zoom


Vieira da Silva de Lisboa para Paris e para o resto do mundo. A emergência da abstração lírica e as suas características. Análise da sua produção na década de 1930. O questionamento da estabilidade dos valores pictóricos. 

Bibliografia: 

Pedro Lapa, “Vieira da Silva, o visível e o intervalo” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 63-75, ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011 
Rui Mário Gonçalves, “Os Anos 40. O tempo do Estado Novo e o pós-guerra português” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 135-169, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.

A abstração geométrica

29 Março 2023, 12:30 Pedro Lapa


A abstração geométrica. O contexto da abstração na Europa no pós-guerra. A ausência de um movimento organizado em Portugal e os percursos individuais. As exposições dos Independentes do Porto (1943-1950).

Análise das obras de Fernando Lanhas e de Nadir Afonso: a forma como tensão percetiva e a repetição das unidades forma-cor como ritmo e cinetismo. 

Bibliografia: 
Pedro Lapa, "Abstração em Portugal (1913-1960)", in Arte Portuguesa do Século XX, Pedro Lapa, Emília Tavares (eds). Lisboa: Leya, 2011

O surrealismo. Conclusão da análise

27 Março 2023, 12:30 Pedro Lapa


A emergência de uma nova geração em 1947. A cisão surrealista na Exposição Geral de Artes Plásticas de 1948. Análise da obra de Vespeira, Fernando Azevedo, Fernando Lemos. As Ocultações como processo artístico surrealista. A fotografia de Lemos entre a realidade e o onírico. A escultura de Jorge Vieira: o tratamento do volume e do vazio, a relação com os artefactos culturais de outras culturas, o trabalho direto sobre e a partir dos materiais. A cisão interna do surrealismo em 1949. O grupo os Surrealistas e a política para o surrealismo na Europa definida por André Breton.

Mário Cesariny: o acaso e o rebaixamento informe. Cruzeiro Seixas entre pintura e objeto.
A "arte feita por todos", a prática dos cadavre-exquis. 

Bibliografia: 
José-Augusto França, "O Surrealismo", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009 
María Jesús Ávila, “Surrealismo em Portugal” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 115-126. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011 
María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001

O Surrealismo em Portugal

22 Março 2023, 12:30 Pedro Lapa


António Pedro, António Dacosta e Cândido da Costa Pinto. A exposição na Casa Repe, em 1940. 

A emergência de uma nova geração em 1947. A cisão surrealista na Exposição Geral de Artes Plásticas de 1948. A reorganização do movimento surrealista. 

Bibliografia: 
José-Augusto França, “António Pedro e António Dacosta”, "O Surrealismo", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009 
María Jesús Ávila, “Surrealismo em Portugal” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 115-126. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011 
María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001