Sumários
20 Março 2023, 12:30
•
Pedro Lapa
As características do Neorrealismo em Portugal: análise da obra de Manuel Filipe, Júlio Pomar, Mário Dionísio, Vítor Palla, Lima de Freitas, Rui Pimentel, Querubim Lapa, Rogério Ribeiro.
Breve apresentação do surrealismo internacional.
Bibliografia:
José-Augusto França, “ O Neo-realismo”, in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
Rui Mário Gonçalves, “Os Anos 40. O tempo do Estado Novo e o pós-guerra português” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 135-169, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999.
David Santos, “O Neo-realismo português e o apelo humanista do pós-guerra” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 105-113. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011
15 Março 2023, 12:30
•
Pedro Lapa
Breve panorama da terceira geração modernista. Os abstratos, os neorrealistas e os surrealistas. As cisões no seio da geração e a complexificação do movimento moderno. As Exposições Gerais de Artes Plásticas da SNBA. As fontes do Neorrealismo em Portugal.
Bibliografia:
José-Augusto França, “ O Neo-realismo”, "A terceira geração modernista", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
13 Março 2023, 12:30
•
Pedro Lapa
Exercício escrito sobre os principais tópicos do programa
8 Março 2023, 12:30
•
Pedro Lapa
O neoclassicismo picassiano reinterpretado e o primado da linha na definição conceptual da harmonia do desenho. A pintura de Almada Negreiros nos finais da década de 1930. Os frescos das gares marítimas. A pintura abstrata e a procura do canon da harmonia. O painel Começar.
Revisões e esclarecimentos sobre os assuntos abordados na primeira parte do semestre.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Almada (1932 - 1948)" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
— Amadeo & Almada. Lisboa: Bertrand Editora, 1983.
6 Março 2023, 12:30
•
Pedro Lapa
Os estatuários e a escultura nas décadas de 1930 e 1940: Francisco Franco, Canto da Maia, Leopoldo de Almeida, Barata Feyo e Hein Semke.
O trajeto de Almada Negreiros entre 1920 e 1930. Almada em Madrid. O neoclassicismo picassiano reinterpretado e o primado da linha na definição conceptual da harmonia do desenho.
Bibliografia:
José-Augusto França, " A segunda geração: os estatuários" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
Lúcia Almeida Matos, "Parte II" in Escultura em Portugal no século XX (1910-1969). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para Ciência e Tecnologia, 2007
José-Augusto França, "Almada (1932 - 1948)" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
— Amadeo & Almada. Lisboa: Bertrand Editora, 1983.