Sumários

Revisões da matéria dada.

1 Junho 2017, 14:00 Luís Manuel de Araújo

Recapitulação do programa da cadeira, sublinhando as artes principais.

Dúvidas sobre alguns aspetos artísticos das civilizações do Oriente Antigo.
Recomendações gerais para o teste de avaliação (em duas chamadas).


Conclusão: a preservação do legado artístico das civilizações pré-clássicas.

29 Maio 2017, 14:00 Luís Manuel de Araújo

Exemplos esclarecedores: o salvamento dos templos ramséssidas de Abu Simbel 

e das construções da ilha de Filae (transferidas para a vizinha ilha de Agilkia).

A arte pré-clássica nos principais museus do mundo.

Coleções egípcias públicas e privadas em Portugal.



O Império Persa dos Aqueménidas: síntese artística e cosmopolitismo.

25 Maio 2017, 14:00 Luís Manuel de Araújo

A arquitetura: os túmulos reais (túmulo de Ciro e túmulos de Nakch-i-Rustam) 

e os grandes palácios aqueménidas (Persépolis e Susa). 

A importância da coluna na arquitetura persa.

A escultura: o baixo-relevo e o mosaico vidrado. Os relevos monumentais.

As artes decorativas: joalharia, glíptica e numismática. O trabalho do bronze.


A arte da Síria-Palestina, entre a Mesopotâmia, o Egito e as soluções próprias.

22 Maio 2017, 14:00 Luís Manuel de Araújo

Os Hicsos no Corredor sírio-palestiniano: o apogeu da civilização do bronze.

As ricas cidades fenícias do litoral: a arte e o comércio.

Influências egípcias na arte da Síria-Palestina e os contactos culturais.

A arte de Israel e as contribuições fenícias: o templo de Salomão.


O Império Hitita e as reminiscências neo-hititas

18 Maio 2017, 14:00 Luís Manuel de Araújo

A arquitetura: as impressionantes construções de Hattucha.

O palácio neo-hitita de Karatepe (síntese hitita, aramaica e assíria). O bit-hilani sírio na arquitetura neo-hitita (exemplos em Karkemich, Malatia, etc.).

A escultura: os baixos-relevos de Iasilicaia e as ornamentações das portas nobres.

A arte neo-hitita: reflexos da civilização híbrida da Síria do Norte.

A tradição dos kudurrus (Mardukapalidin). O baixo-relevo esmaltado.