Sumários
Arte elamita e arte neobabilónica
15 Maio 2017, 14:00 • Luís Manuel de Araújo
A produção artística do Elão e as influências mesopotâmicas.
A Época Caldaica: a nova Babilónia de Nabucodonosor.
A arquitetura e o urbanismo piedoso de Babilónia. As fortificações.
Apogeu da zigurate: a torre de Etemenanki, «Casa da Criação do Céu e da Terra», e a torre de Esaguila, «Casa da Elevação Suprema». A Porta de Istar (Museu de Berlim).
Continuidade dos kudurrus (Mardukapalidin). O baixo-relevo esmaltado.
A Época Assíria
11 Maio 2017, 14:00 • Luís Manuel de Araújo
A selvajaria, o requinte e o desenvolvimento da herança cultural dos Sumérios, Acádios e Babilónios.
A arquitetura: os palácios de Kalakh (Nimrud), de Khorsabad (Dur Charrukin) e de Nínive.
Fortalezas e templos em Assur e Nínive.
A escultura: baixo-relevo na pedra (palácios reais) e no bronze (portas de Balauat e do templo da festa do Ano Novo em Assur). Arte animalista e miniaturismo.
Os marfins, a glíptica e o vidrado. As influências da Síria do Norte.
A Época Babilónica:
8 Maio 2017, 14:00 • Luís Manuel de Araújo
O apogeu político hamurábico (a famosa estela do «Código de Hammurabi») e a débil produção artística.
As seduções de Mari, no Médio Eufrates: a arquitetura palaciana e religiosa (a zigurate de Mari) e as fortificações.
Síntese marítica do hieratismo sumério e do naturalismo semita.
A Babilónia cassita: kudurrus e estagnação.
Na arquitetura: o palácio-fortaleza e a grande zigurate de Akarkuf (Dur Kurigalzu).
Ur e a «renascença suméria»: o apogeu da III dinastia (Ur III).
4 Maio 2017, 14:00 • Luís Manuel de Araújo
A arquitetura: a grande zigurate de Ur, capital do Império (especificidades da construção).
A escultura: o apogeu de Lagach. A estatuária do patesi Gudea, vassalo de Ur, piedoso mecenas e construtor.
As invasões elamitas e amorritas: estagnação artística.
A arte semitizada e sumerizante de Akad: de Sargão a Naramsin.
27 Abril 2017, 14:00 • Luís Manuel de Araújo
A nova conceção da distribuição espacial nas estelas acádias (as estelas de Naramsin)
e a nova conceção retratista dos Acádios.
A glíptica: obras-primas em cilindros-selos e sinetes.
Decadência e irrupção dos Gútios: estagnação artística.