Sumários

Arte elamita e arte neobabilónica

15 Maio 2017, 14:00 Luís Manuel de Araújo

A produção artística do Elão e as influências mesopotâmicas.

A Época Caldaica: a nova Babilónia de Nabucodonosor.

A arquitetura e o urbanismo piedoso de Babilónia. As fortificações.

Apogeu da zigurate: a torre de Etemenanki, «Casa da Criação do Céu e da Terra», e a torre de Esaguila, «Casa da Elevação Suprema». A Porta de Istar (Museu de Berlim).

Continuidade dos kudurrus (Mardukapalidin). O baixo-relevo esmaltado.


A Época Assíria

11 Maio 2017, 14:00 Luís Manuel de Araújo

A selvajaria, o requinte e o desenvolvimento da herança cultural dos Sumérios, Acádios e Babilónios.

A arquitetura: os palácios de Kalakh (Nimrud), de Khorsabad (Dur Charrukin) e de Nínive. 

Fortalezas e templos em Assur e Nínive.

A escultura: baixo-relevo na pedra (palácios reais) e no bronze (portas de Balauat e do templo da festa do Ano Novo em Assur). Arte animalista e miniaturismo.

Os marfins, a glíptica e o vidrado. As influências da Síria do Norte.


A Época Babilónica:

8 Maio 2017, 14:00 Luís Manuel de Araújo

O apogeu político hamurábico (a famosa estela do «Código de Hammurabi») e a débil produção artística.

As seduções de Mari, no Médio Eufrates: a arquitetura palaciana e religiosa (a zigurate de Mari) e as fortificações. 

Síntese marítica do hieratismo sumério e do naturalismo semita.

A Babilónia cassita: kudurrus e estagnação. 

Na arquitetura: o palácio-fortaleza e a grande zigurate de Akarkuf (Dur Kurigalzu).


Ur e a «renascença suméria»: o apogeu da III dinastia (Ur III).

4 Maio 2017, 14:00 Luís Manuel de Araújo

A arquitetura: a grande zigurate de Ur, capital do Império (especificidades da construção).

A escultura: o apogeu de Lagach. A estatuária do patesi Gudea, vassalo de Ur, piedoso mecenas e construtor.

As invasões elamitas e amorritas: estagnação artística.


A arte semitizada e sumerizante de Akad: de Sargão a Naramsin.

27 Abril 2017, 14:00 Luís Manuel de Araújo

A nova conceção da distribuição espacial nas estelas acádias (as estelas de Naramsin)

e a nova conceção retratista dos Acádios.

A glíptica: obras-primas em cilindros-selos e sinetes.

Decadência e irrupção dos Gútios: estagnação artística.