Sumários

Estudo de Hamlet

27 Setembro 2021, 09:30 Maria João Almeida

 A ética da vingança e a ética da justiça

Tipos de encaixe da "peça interior" na "peça-quadro" em Hamlet. A relação espacial entre "peça-quadro" e "peça interior".
Análise e comentário de cenas da peça.


Estudo de Hamlet

22 Setembro 2021, 09:30 Maria João Almeida

O "teatro no teatro": "A morte de Gonzago". Hamlet, "dramaturgo" e "ensaiador". O discurso de Hamlet sobre o teatro e a sua finalidade. A suspensão do tempo objectivo pelos acontecimentos subjectivos. A "loucura lúcida" de Hamlet e o seu valor metateatral.

Análise de cenas da tragédia.


Estudo de Hamlet

20 Setembro 2021, 09:30 Maria João Almeida

Os modos de gerar efeitos de tensão e expectativa; caracterização das personagens de Hamlet, Claudius e Gertrudes; direcções da intriga. O "teatro dentro do teatro" ("o assassínio de Príamo").

Procedimentos e linguagem metateatrais. Hamlet e os actores: a relação entre realidade e ficção. Análise de cenas da tragédia..


O dispositivo dramático do "teatro no teatro". Introdução ao estudo de Hamlet.

15 Setembro 2021, 09:30 Maria João Almeida

As modalidades de encaixe e graus de estruturação do espectáculo encaixado no "teatro no teatro".

Estudo de Hamlet (H): título, estrutura, linhas de acção, personagens. O "ser" e o "parecer”.


Aula de apresentação

13 Setembro 2021, 09:30 Maria João Almeida

Apresentação do Programa, do calendário de trabalho, dos critérios e do método de avaliação.

Problematização geral de metateatro. Os conceitos de "teatro no teatro" e “teatro sobre teatro”.


As aulas seguem o modelo teórico-prático, a partir de um critério de base uniforme. Em cada
tópico, o docente expõe o essencial das questões directa e indirectamente nele implicadas e
distribui a bibliografia necessária, comentada e seriada por ordem de interesse. Os estudantes
intervêm apoiados nas leituras, nos resultados da sua reflexão e dos conhecimentos adquiridos.
As intervenções orais e os trabalhos escritos procuram optimizar a relação entre a aprendizagem,
a destreza e grau de elaboração da sua exposição oral e escrita.
Formas e elementos de avaliação
•1 - dum exercício escritos presencial (60%)
•2 - uma apresentação oral (35%)
•3 - assiduidade e participação (5%)
Na falta de qualquer um dos elementos de avaliação (1 ou 2), o aluno não é avaliado.