Sumários
27 Setembro 2021, 09:30
•
Maria João Almeida
A ética da vingança e a ética da justiça
Tipos
de encaixe da "peça interior" na "peça-quadro" em Hamlet. A
relação espacial entre "peça-quadro" e "peça interior".Análise e comentário de cenas da peça.
22 Setembro 2021, 09:30
•
Maria João Almeida
O "teatro no teatro": "A morte de
Gonzago". Hamlet, "dramaturgo" e "ensaiador". O
discurso de Hamlet sobre o teatro e a sua finalidade. A
suspensão do tempo objectivo pelos acontecimentos subjectivos. A "loucura
lúcida" de Hamlet e o seu valor metateatral.
Análise de cenas da tragédia.
20 Setembro 2021, 09:30
•
Maria João Almeida
Os modos de gerar efeitos de tensão e expectativa;
caracterização das personagens de Hamlet, Claudius e Gertrudes; direcções da
intriga. O "teatro dentro do teatro" ("o assassínio de
Príamo").
Procedimentos
e linguagem metateatrais. Hamlet e os actores: a relação entre realidade e
ficção. Análise de cenas da tragédia..
15 Setembro 2021, 09:30
•
Maria João Almeida
As modalidades de encaixe e graus de
estruturação do espectáculo encaixado no "teatro no teatro".
Estudo de Hamlet (H): título, estrutura, linhas de acção, personagens. O
"ser" e o "parecer”.
13 Setembro 2021, 09:30
•
Maria João Almeida
Apresentação do Programa, do calendário
de trabalho, dos critérios e do método de avaliação.
Problematização geral de metateatro. Os conceitos de "teatro
no teatro" e “teatro sobre teatro”.
As aulas seguem o modelo teórico-prático, a partir de um critério de base uniforme. Em cada
tópico, o docente expõe o essencial das questões directa e indirectamente nele implicadas e
distribui a bibliografia necessária, comentada e seriada por ordem de interesse. Os estudantes
intervêm apoiados nas leituras, nos resultados da sua reflexão e dos conhecimentos adquiridos.
As intervenções orais e os trabalhos escritos procuram optimizar a relação entre a aprendizagem,
a destreza e grau de elaboração da sua exposição oral e escrita.
Formas e elementos de avaliação
•1 - dum exercício escritos presencial (60%)
•2 - uma apresentação oral (35%)
•3 - assiduidade e participação (5%)
Na falta de qualquer um dos elementos de avaliação (1 ou 2), o aluno não é avaliado.