Sumários

A consolidação dinástica interna (Goryeo e Joseon) (X)

6 Abril 2022, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Dinastia Joseon (1392-1910) (VI). Choe Je-u (1824-1864) e o Movimento Tonghak. O contexto externo asiático na segunda metade do séc. XIX: impacto sobre as correntes neo-confucionistas. A ascensão ao trono de Gojong (1864) e a regência do Daewongun (1864-1873). A afirmação do clã Yohing Min e o protagonismo político da Rainha Min.


A consolidação dinástica interna (Goryeo e Joseon) (IX)

1 Abril 2022, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Dinastia Joseon (1392-1910) (V). As reacções populares à desregulação do Estado Joseon: A assistência mútua nas associações ‘gye’. Os levantamentos e rebeliões desde Pyeongan (1812) até Chinju (1862). Tipologias de lideranças ‘yangban’ nos movimentos de revolta.


A consolidação dinástica interna (Goryeo e Joseon) (VIII)

30 Março 2022, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Dinastia Joseon (1392-1910) (IV). O Cristianismo no contexto do Movimento Sirhak.

O renascimento Joseon nos reinados de   - Yeongjo (1724-1776) e Jeongjo (1776-1800): as ‘políticas de imparcialidade’ e ‘magnífica harmonia’ no controlo sobre facções de ‘yangban’.

O ‘Período dos Sogros Reais’ e o controlo do Estado Joseon pelos clãs Andong Kim  e Pungyang Jo  nos reinados de Sunjo (1800-1834), Heonjong (1834-1849) e Cheoljong (1849-1864). A consolidação das redes clientelares e a degradação do Estado Joseon.


A consolidação dinástica interna (Goryeo e Joseon) (VII)

25 Março 2022, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Dinastia Joseon (1392-1910) (III). O Movimento Sirhak (sécs. XVII-XIX): A Escola de Aprendizagem Sul (Kyongse chiyong) e a Escola de Aprendizagem Norte (Yiyong huseng).


A consolidação dinástica interna (Goryeo e Joseon) (VI)

23 Março 2022, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Dinastia Joseon (1392-1910) (II). As conjunturas externas asiáticas (sécs. XVI-XVII) dinamizadoras de divisões internas: 1. As invasões japonesas de 1592 e 1597: impacto nas diversas facções do Estado Joseon; 2. As invasões manchus (1627-1636) e o confronto entre grupos ‘yangban’. A emergência de correntes neo-confucionistas divergentes.