Aula a cargo e Diogo Alvim, ex-aluno de Ciência e Arte.
9 Março 2016, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Nuvens – Numa perspectiva da Ciência.
Objectivos:
Uma visão à luz da ciência das nuvens.
Tentar ser o mais lógico, objectivo e estruturado que conseguir para que a aula seja interessante e cativante.
Plano de aula:
1. Apresentação aos colegas; agradecimentos.
2. Pequena experiência inicial para cativar os alunos – produção de pequena nuvem (géiser) ou de CO2+H2O em pequena escala.
3. Introdução ao tema “Nuvens, uma perspectiva científica” – explicitação do que iremos tratar, inquirição aos alunos sobre o que eles pensam que é uma nuvem; Como se forma; Sondagem dos conhecimentos que possuem, relativamente à formação de uma nuvem; Solicitação de alguns conceitos científicos.
4. Apresentação da nomenclatura de Lineu.
5. Introdução da família das nuvens; apresentação de slide com a árvore genealógica das nuvens. (o resto da aula irá decorrer em torno desta genealogia)
6. “Afinal o que é uma nuvem?” – Início da explicação detalhada do que proporciona a formação de nuvens, a sua agregação e evolução; Aqui e para melhor compreensão irei introduzir e sustentar conceitos científicos como: condução, convecção, calor, frio, calor latente, transferências e propagação energética, organização molecular cristalina, densidade...
a. Ao longo da introdução de conceitos, irei intercalar a sua explanação com experiências visuais, fotografias e vídeos que melhor ajudem a entender estes fenómenos. Realizarei experiencias como:
i. Sucção de água da garrafa
ii. Corante na tina a subir (simulando correntes de Convecção)
iii. Panela de água a ferver desconstruída (fotos)
iv. Esmagamento da lata de Coca-Cola
v. Nuvem na garrafa
vi. Martelar um prego com uma banana
vii. Desfazer uma flor
7. Volto novamente ao slide inicial da “família das nuvens”; explicando e encadeando fundamentadamente, frisando como se forma cada uma.
8. Pequena referência aos episódios do capitão Rankin
9. Sistematização
10. Conclusão; Grande explosão.
11. Momento de dúvidas.
Conceito a introduzir e explicitar:
Condensação; Convecção; Correntes de Convecção; Densidade; Massa;
Experiências a realizar:
· Sucção de água da garrafa
· Corante na tina a subir (simulando correntes de Convecção)
· Panela de água a ferver desconstruída (fotos)
· Esmagamento da lata de Coca-Cola
· Nuvem na garrafa
· Recriação de nuvem em recinto fechado
· Martelar um prego com uma banana
· Desfazer uma flor
· Criação de nevoeiro
Páginas importantes: 39;94;82;72;64,65;63;44
Vídeos: Produção de nuvens artificialmente
Vídeos:
Weather 101- https://www.youtube.com/watch?v=FMagDRCpJ14
The cloud readers- https://www.youtube.com/watch?v=nwonVY_cNS4
Berndnaut Smilde https://www.youtube.com/watch?v=dlGC_GyaBO4
Ten rare cloud formations-https://www.youtube.com/watch?v=wiFyg0i9K3M
Produção de nuvens artificialmente- https://www.youtube.com/watch?v=vV9v_J9Jjfk