Aula a cargo e Diogo Alvim, ex-aluno de Ciência e Arte.

9 Março 2016, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Nuvens – Numa perspectiva da Ciência.

 

 Objectivos:

Uma visão à luz da ciência das nuvens.

Tentar ser o mais lógico, objectivo e estruturado que conseguir para que a aula seja interessante e cativante.

Plano de aula:

1.       Apresentação aos colegas; agradecimentos.

2.       Pequena experiência inicial para cativar os alunos – produção de pequena nuvem (géiser) ou de CO2+H2O em pequena escala.

3.       Introdução ao tema “Nuvens, uma perspectiva científica” – explicitação do que iremos tratar, inquirição aos alunos sobre o que eles pensam que é uma nuvem; Como se forma; Sondagem dos conhecimentos que possuem, relativamente à formação de uma nuvem; Solicitação de alguns conceitos científicos.

4.       Apresentação da nomenclatura de Lineu.

5.       Introdução da família das nuvens; apresentação de slide com a árvore genealógica das nuvens. (o resto da aula irá decorrer em torno desta genealogia)

6.       “Afinal o que é uma nuvem?” – Início da explicação detalhada do que proporciona a formação de nuvens, a sua agregação e evolução; Aqui e para melhor compreensão irei introduzir e sustentar conceitos científicos como: condução, convecção, calor, frio, calor latente, transferências e propagação energética, organização molecular cristalina, densidade...

a.       Ao longo da introdução de conceitos, irei intercalar a sua explanação com experiências visuais, fotografias e vídeos que melhor ajudem a entender estes fenómenos. Realizarei experiencias como:

                                                               i.      Sucção de água da garrafa

                                                             ii.      Corante na tina a subir (simulando correntes de Convecção)

                                                            iii.      Panela de água a ferver desconstruída (fotos)

                                                           iv.      Esmagamento da lata de Coca-Cola

                                                             v.      Nuvem na garrafa

                                                           vi.      Martelar um prego com uma banana

                                                          vii.      Desfazer uma flor

7.       Volto novamente ao slide inicial da “família das nuvens”; explicando e encadeando fundamentadamente, frisando como se forma cada uma.

8.       Pequena referência aos episódios do capitão Rankin

9.       Sistematização

10.   Conclusão; Grande explosão.

11.   Momento de dúvidas.

 

Conceito a introduzir e explicitar:

Condensação; Convecção; Correntes de Convecção; Densidade; Massa;

Experiências a realizar:

·         Sucção de água da garrafa

·         Corante na tina a subir (simulando correntes de Convecção)

·         Panela de água a ferver desconstruída (fotos)

·         Esmagamento da lata de Coca-Cola

·         Nuvem na garrafa

·         Recriação de nuvem em recinto fechado

·         Martelar um prego com uma banana

·         Desfazer  uma  flor

·         Criação de nevoeiro

 

Páginas importantes: 39;94;82;72;64,65;63;44

Vídeos: Produção de nuvens artificialmente

Vídeos:

Weather 101- https://www.youtube.com/watch?v=FMagDRCpJ14

The cloud readers-  https://www.youtube.com/watch?v=nwonVY_cNS4

Berndnaut Smilde https://www.youtube.com/watch?v=dlGC_GyaBO4

Ten rare cloud formations-https://www.youtube.com/watch?v=wiFyg0i9K3M

Produção de nuvens artificialmente- https://www.youtube.com/watch?v=vV9v_J9Jjfk