Como começámos

15 Fevereiro 2016, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Calendarização das aulas:

 

Horário:

2ª feira - das 14:00 às 16:00             4ª feira das 14:00 às 16:00

Anfiteatro IV                                    Anfiteatro II

Recepção de alunos: 2ª feira das 13:00 às 14:00

 

FEVEREIRO               2ª FEIRA                               1ª AULA

 

15

 

 

Palavras de boas-vindas aos alunos. Apresentação sumária do programa e razões da sua escolha. Comentário ao modo como se irão articular os três núcleos programáticos. Algumas indicações sobre as obras e os autores escolhidos. Apresentação das metodologias de trabalho e avaliação.

Primeira sensibilização ao estudo e preservação da Natureza através da observação de uma bem-sucedida experiência de recuperação de florestas em processo de extinção. O caso exemplar da Floresta Chuvosa de Esquinas na Costa Rica.

Indicações breves para o início de pesquisa e contemplação relacionadas com o primeiro objecto de trabalho: as nuvens.

 

·         Datas de realização dos testes de avaliação: nos dias 16 de Março de 2016 (duas horas) e 1 de Junho de 2016 (duas horas). Os resultados dos testes serão, em princípio, apresentados e discutidos respectivamente nos dias 11 de Abril e 27 de Junho de 2016.

 

Leitura recomendada:

PRETOR-PINNEY, Gavin 2007, O Mundo das Nuvens – História, Ciência e Cultura das Nuvens, tradução de Sofia Serra, Cruz Quebrada: estrelapolar, pp. 11-49.

Vídeo visionado:

www.regenwald.at/en/slide-lecture-by-michael-schnitzler.html

Informação aconselhada:

http://www.esquinaslodge.com/projects/conservation.html

http://www.esquinaslodge.com/who-we-are/who-we-are.html