Como começámos
15 Fevereiro 2016, 14:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Calendarização das aulas:
Horário:
2ª feira - das 14:00 às 16:00 4ª feira das 14:00 às 16:00
Anfiteatro IV Anfiteatro II
Recepção de alunos: 2ª feira das 13:00 às 14:00
FEVEREIRO 2ª FEIRA 1ª AULA
15
Palavras de boas-vindas aos alunos. Apresentação sumária do programa e razões da sua escolha. Comentário ao modo como se irão articular os três núcleos programáticos. Algumas indicações sobre as obras e os autores escolhidos. Apresentação das metodologias de trabalho e avaliação.
Primeira sensibilização ao estudo e preservação da Natureza através da observação de uma bem-sucedida experiência de recuperação de florestas em processo de extinção. O caso exemplar da Floresta Chuvosa de Esquinas na Costa Rica.
Indicações breves para o início de pesquisa e contemplação relacionadas com o primeiro objecto de trabalho: as nuvens.
· Datas de realização dos testes de avaliação: nos dias 16 de Março de 2016 (duas horas) e 1 de Junho de 2016 (duas horas). Os resultados dos testes serão, em princípio, apresentados e discutidos respectivamente nos dias 11 de Abril e 27 de Junho de 2016.
Leitura recomendada:
PRETOR-PINNEY, Gavin 2007, O Mundo das Nuvens – História, Ciência e Cultura das Nuvens, tradução de Sofia Serra, Cruz Quebrada: estrelapolar, pp. 11-49.
Vídeo visionado:
www.regenwald.at/en/slide-lecture-by-michael-schnitzler.html
Informação aconselhada:
http://www.esquinaslodge.com/projects/conservation.html
http://www.esquinaslodge.com/who-we-are/who-we-are.html