Da montanha vulcânica Chimborazo no Equador à caverna de Hang Son Doong no Vietname.

27 Abril 2016, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

O fascínio da MONTANHA no pensamento de Alexander von Humboldt.

Recuperação de um excerto da carta de Alexander von Humboldt ao irmão Wilhelm von Humboldt, datada de 1802, sobre os efeitos da altitude no corpo humano.

Comentário a imagens inspiradas em desenho e esboços de Alexander von Humboldt, como fixação do exercício de ciência em viagem, expressão de tolerância e relacionamento democrático, mas também de escravização de indígenas, no âmbito do entendimento entre os povos e do fascínio pelos segredos da natureza.

Pequena incursão na arte de interpretar pintura Azteca sobre folha seca de aloé, realizada por Alexander von Humboldt na qualidade de antropólogo. As imagens comentadas resultaram de posterior fixação em gravura e pintura a cargo de colaboradores e artistas plásticos de Alexander von Humboldt (F. G. Weitsch, E. Ender, M. Thibaut, L. Bouquet, L. A. Schönberger, P. J. F. Turpin, J. Fischer, Marchais e Poiteau) para os livros editados pelo naturalista alemão.

 

LENTA DESCIDA AO INTERIOR DA TERRA através de visita guiada pelo fotógrafo da National Geographic Carsten Peter à gruta de Hang Son Doong no Vietname.

 As captações e comentários explicativos do fotógrafo veterano permitem-nos ter um inesperado encontro com uma floresta virgem dentro das profundezas da Terra, para além de podermos apreciar arte e natureza em simultâneo.

 

 

Leituras recomendadas:

HUMBOLDT, Alexander von 2007, Pinturas da Natureza – Uma Antologia, selecção, apresentação e tradução de Gabriela Fragoso, posfácio de Hanno Beck, Lisboa: Assírio & Alvim, pp. 21-132.

HUMBOLDT, Alexander von, 1993, Briefe aus Amerika 1799-1804, Ulrike Moheit (ed.), Berlin: Akademie Verlag, pp. 208-214.

MENDES, Anabela, «What canana image hide? What can na image provide? in: MENDES, Anabela (Ed.) 2009, Garcia de Orta and Alexander von Humboldt – Across the East and the West, Lisboa: UniEditora, pp. 167-179 (aqui 174-175)

 

Endereço electrónico:

https://www.youtube.com/watch?v=lgBFl847z-4