Entrada no mundo das nuvens

22 Fevereiro 2016, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Que livro é este, escrito por Gavin Pretor-Pinney, e que se intitula O Mundo das Nuvens – História, Ciência e Cultura das Nuvens?

Diálogo em torno de como cada um começou a receber esta sugestão de leitura. Apreciação da apresentação gráfica do livro e o que recebeu o nosso apelo concertado mas também aquilo que não nos agradou.

A questão da taxonimização do conhecimento como legado do espírito iluminista (séc. XVIII) e da vontade de domesticação e esclarecimento científico. O ponto de vista dos Enciclopedistas. Luke Howard como o primeiro cientista-meteorologista a conceber uma tabela de apreciação de nuvens (séc. XIX) de que ainda hoje beneficiamos.

O que é uma nuvem? A sua condição física, da qual podemos inferir a sua dimensão plástica, filosófica e de benefício directo sobre nós. Uma Cumulus. Uma Glória da Manhã. O que as distingue. Nem todas as nuvens anunciam o nosso bem, como é o caso das que são previsão de terramotos, de furacões. As nuvens como fenómeno de orientação desde os primórdios da Humanidade.

Sugestões para a criação de um portfolio das nuvens de cada um.

 

Leitura recomendada:

PRETOR-PINNEY, Gavin 2007, O Mundo das Nuvens – História, Ciência e Cultura das Nuvens, tradução de Sofia Serra, Cruz Quebrada: estrelapolar, pp. 11-121.

 

Endereço electrónico sugerido:

 

http://cloudappreciationsociety.org/