Entre um atelier do Homem de Neandertal e uma piscina de uma central nuclear

4 Maio 2016, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Diálogo com os alunos sobre o filme de Werner Herzog, Cave of Forgotten Dreams (A gruta dos sonhos perdidos).

Questões focadas: Qual o lugar da pintura e da gravura rupestres perante um fazer artístico baseado estritamente na experiência viva e não escolarizada? Terá sido este modo artístico ancestral um primeiro Expressionismo? Que efeitos comportam a preservação e o estudo deste sítio arqueológico em Chauvet, à semelhança de outros, para a ciência? Como é feita a integração da arte cinematográfica neste processo? O que recolhemos dos testemunhos integrados no roteiro do filme?

A procura da dimensão espiritual na materialidade das pinturas. O desempenho da banda sonora. O efeito da tridimensionalidade.

 

Questionação sobre a opção do realizador em incluir no filme Cave of Forgotten Dreams uma série de cenas em torno de uma central nuclear nos arredores da Gruta de Chauvet. Estarão mesmo perdidos os sonhos da Humanidade?

 

Leitura recomendada:

CHAUVET, Jean-Marie, DESCHAMPS, Eliette Brunel, HILLAIRE, Christian, 2001 Chauvet Cave – The Discovery of the World’s Oldest Paintings, Epilogue by Jean Clottes, Forward by Paul G. Bahn, pp. 7-14 e 89-127.