O frio da ciência e o frio da vida

18 Maio 2016, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Visionamento de um documentário sobre a ideia de que o frio é o novo calor. O que é o frio que o ser humano experimenta comparado com o frio expressado pelo Zero Absoluto?

 

CAMINHAR NO GELO DE WERNER HERZOG: uma viagem pulsante e emocional atravessada pelo Inverno de 1974 na Europa.

Leitura e comentário deste diário de viajante que nos ajuda a compreender melhor a personalidade do cineasta alemão e que provavelmente justifica o que os seus espectadores podem recolher em obra vista ou a ver.

O relato do que acontece e não acontece, aparentemente ao ritmo de uma e outra passada, articula-se com a expansão do verbo e da memória: episódios absurdos, percepções de uma realidade distorcida entre a indústria agrícola e a ruralidade, esvaziamento humano de paisagens adormecidas pela neve. A férrea determinação do protagonista na realização do seu objectivo - o encontro com a historiadora de cinema Lotte Lenya - vai de braço dado com a transformação de Herzog num ser sobrevivente e animalesco.

 

Leitura recomendada:

HERZOG, Werner, 2011, Caminhar no Gelo, tradução de Isabel Castro Silva, prefácio de Pedro Mexia, Lisboa: Tinta-da-China.

 

Documentário sugerido para visionamento:

Os novos horizontes da Ciência II, Frio 53:00 minutos

http://rutube.ru/video/9959889650b76a138fc74ba9feb307f8/