Pensamento holístico em Goethe, sua representação.- nuvens e auroras boreais.

28 Março 2016, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

 

Retomámos a ideia de pensamento holístico, caro a Goethe e presente em O Jogo das Nuvens, considerando que as formas e movimento das nuvens nos permitem ter da natureza e do universo uma perspectiva integrada e reparadora do que somos, de como nos integramos como partes de um todo e de como ao mesmo tempo adquirimos o sentido de metamorfose de que as próprias nuvens são exemplo.

Considerando que tudo pode ter a ver com tudo recuperámos de Aristóteles e da sua Metafísica a seguinte reflexão: [1075a 16] Tudo está coordenado (as coisas que nadam, as que voam, as plantas), de certo modo, mas não de modo semelhante. Não é verdade que elas se comportem de tal modo que uma não tenha nenhuma relação com a outra, mas, ao contrário, há relação, pois tudo está coordenado em volta de uma única coisa, como em uma casa os homens livres têm muito pouca permissão para fazer qualquer coisa ao acaso (pois, ao contrário, todas as coisas, ou a maioria delas, estão ordenadas), mas aos escravos e animais cabe muito pouco do que é relacionado ao comum, e o que predomina é fazer qualquer coisa ao acaso – de facto, a natureza de cada um deles é um princípio desse tipo. Quero dizer: necessariamente, todas as coisas dirigem-se pelo menos para a sua dissolução, e há outras coisas assim, das quais todas participam em relação ao todo. Metafísica, Livro XII, em tradução de Lucas Angioni.

Extenso é o pensamento de Goethe sobre observação e interpretação de nuvens, verificável em sucessivas etapas de âmbito diarístico, mas igualmente como composição plástica e literária.

Fenómeno raro nos céus de Weimar (1817), uma aurora boreal encanta Goethe que distingue com eficácia a luz e as formas boreais da luz e extensão de uma nuvem.

Observação de diversas formas de aurora boreal e sua relação com o universo mitológico em diferentes países. Do pensamento sincrético ao pensamento científico.

 

 

 

 

 

 

Leituras recomendadas:

GOETHE, Johann Wolfgang von 2003, O Jogo das Nuvens, selecção, tradução, prefácio e notas de João Barrento, Lisboa: Assírio & Alvim, pp. 9-91.

http://bib.gfz-potsdam.de/pub/schule/goethe/startgoe_en.htm

 

Visionamento de DVD

Aurora Borealis – The magnificente Northern Lights. 2005, 72 min.