Viajar para comparar - Aexander von Humboldt e o seu ensaio Sobre as estepes e os desertos

18 Abril 2016, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Leitura em voz alta da abertura do ensaio Sobre as estepes e os desertos de Alexander von Humboldt.

A pujança de uma escrita imagética, científica e comparatista, sobre paisagem da América do Sul e em diálogo com semelhantes lugares em outros continentes. Há três séculos Alexander von Humboldt estabelecia, pela primeira vez, um diálogo sobre parecenças e diferenças do planeta Terra através da demonstração de que existe uma rede de paisagens em todo o planeta como expressão de condições climatéricas, geológicas, orográficas comuns e que tornam específico e adjunto destas condições o conhecimento cultural e civilizacional nessas mesmas regiões.

Fundamentação através da estrutura e formas do planeta de uma ideia de saber universal e holístico.

O viajante Alexander von Humboldt investiga no terreno e só aí. Descreve o que vê com pormenor mas deforma comentada. Associa o que vê ao que não vê mas conhece através de estudo e diálogo com outros cientistas. Reconhece a existência de ligações entre lugares, estabelecendo assim uma rede global entre eles.

 

Leitura recomendada:

HUMBOLDT, Alexander von 2007, Pinturas da Natureza – Uma Antologia, selecção, apresentação e tradução de Gabriela Fragoso, posfácio de Hanno Beck, Lisboa: Assírio & Alvim, pp. 21-98.