Entre nuvens e árvores

21 Março 2017, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

1º Módulo: Nuvens

 

QUARTA SAÍDA CÁ DENTRO COM SARA ANJO

 

Recebemos em aula a bailarina e coreógrafa Sara Anjo que nos propôs a partilha e observação do mapa-partitura da sua última criação Em forma de árvore. Um dos seus propósitos foi acentuar similitude entre a dança e as nuvens a partir do seu carácter efémero. Fonte de inspiração para esta artista é a natureza que ela observa e contempla desde a infância, explicando-nos como as suas raízes madeirenses sempre a inspiram na articulação de um código presente na partitura e ao mesmo tempo impulsionador de um movimento em direcção ao imaginário individual e à relação entre paisagem e corpo.

Sara Anjo defende uma linha de comportamento que associa percepção e propriocepção (capacidade de reconhecer conscientemente a localização do corpo no espaço, posicionamento e orientação do mesmo) em que o mapa-partitura interfere como apoio à consciência do corpo e experiência do mesmo.

Com Sara Anjo saímos para o relvado que se situa em frente à Reitoria e aí caminhámos para trás durante algum tempo. Juntámo-nos de novo sempre em silêncio sob um céu de nuvens entrecortadas pela luz da tarde, rodeadas pela sonoridade urbana.

Na sala de aula aconteceu um momento especial quando, pela primeira vez em 10 aulas, os alunos quiseram todos falar da sua experiência.

Assistimos a alguns minutos do trabalho coreográfico da artista registado em vídeo em que ela se comporta como uma árvore.

Ao longo de toda a apresentação, Sara Anjo foi sempre árvore nos seus pequenos gestos, no entusiasmo com que connosco falou, na sabedoria que demonstrou, na serenidade do seu corpo treinado pela meditação e por outras práticas relacionadas com a respiração que apoia o conhecimento do corpo (Chi Kung) transmitindo-lhe energia. A coreógrafa e bailarina trouxe-nos a Natureza para o interior do edifício onde trabalhamos, deixando que ela sobre nós actuasse.

 

Excertos de leituras apresentadas:

GIL, José 2001, Movimento Total – O Corpo e a Dança, Lisboa: Relógio D’Água.

GOETHE, Johann Wolfgang von 2003, O Jogo das Nuvens, selecção, tradução, prefácio e notas de João Barrento, Lisboa: Assírio & Alvim, pp. 9-91.