Muito do que ao frio se deve

25 Maio 2017, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Aula de 25 de Maio

1 Recapitulação da aula anterior: as diversas versões do filme de Herbert Ponting, com destaque para as duas últimas: The Great White Silence e 90º South. Projecção de um excerto de 90º South. Análise de passos do poema “Tentative de evasion”, de Jean Cocteau, sobre “Scott et ses amis” e o “film surnaturel” de Ponting.

2 “Cinema de atracções” (Tom Gunning): projecção de alguns dos primeiros filmes realizados pelos irmãos Lumière. O cinema como prolongamento da fotografia e como duplo mimético do real visível. A crítica de Máximo Górki e o cinema como “reino de sombras”. Projecção de um filme de Georges Méliès: o cinema como transformação da realidade, magia e ficção.

3 Actualités: actualités como uma forma de jornalismo visual. Apelo universal e manipulação das massas. Projecção da actualité “Partida de Titanic”. Cinema, a viagem do Titanic e a viagem de R. F. Scott: imagens que deveriam ilustrar uma vitória, mas que documentariam um fracasso. Projecção de “Electrocussão de um elefante”, de Thomas Edison. O sensacionalismo das imagens de morte.

4 Filme etnográfico: a instrumentalização do cinema pelas ciências sociais, e em particular pela antropologia. Função didáctica e entretenimento. A exploração oportunista do filme etnográfico por não cientistas. Projecção de um excerto de Nanook of the North (1922), de Robert Flaherty. Etnografia de salvaguarda. Verdade, representação, realidade e encenação.

5 Travelogues: viajar através dos filmes. O cinema como substituto da viagem.

6 Filme de expedição: Coincidência da época áurea das expedições polares e do advento do cinematógrafo. Projecção de South (1919), de Frank Hurley, sobre Ernest Shackleton e a sua Expedição Transartártica Imperial (1914-1917). Projecção de filmagens feitas por Roald Amundsen durante a expedição em que se tornou no primeiro homem a pisar o Pólo Sul.

7 Considerações finais: o cinema como instrumento de revelação, sublimação e compreensão da realidade. O cinema como Arquivo.

8 Conclusão: projecção de On Ice (1935), filme de animação. O gelo, a neve e o frio como elementos simultaneamente proporcionadores de lazer e de perigo, de prazer e de sofrimento.