A nova etapa do cinema brasileiro

27 Outubro 2020, 15:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O filme O cangaceiro: a presença da temática do cangaço ao cinema brasileiro.

O Nordeste como espaço metonímico das mazelas da sociedade brasileira. A radicalidade das consequências da seca, da miséria e da falta de organização jurídica e social no sertão: a emigração, o cangaceirismo e o misticismo.

A criação de um drama de aventuras convencional e psicologicamente primário. O sucesso do filme recebido por uma burguesia brasileira educada na mitologia idealista do western.

A mudança do cinema: o discurso anti-imperialista. A influência do neorrealismo italiano e a reflexão sobre a História e a identidade do país.

O I e o II Congresso Paulista de Cinema Brasileiro.

A nova etapa do cinema brasileiro: Rio, 40 graus de Nelson Pereira dos Santos.

Rio, 40 graus: a primeira longa-metragem precursora do Cinema Novo. A influência do neorrealismo: as locações reais e os temas sociais.

Caraterísticas gerais do neorrealismo italiano: a preocupação social. A pobreza: tema no cinema rejeitado por muitos setores da classe média no Brasil.


Breve análise da sequência inicial do filme (0:00 – 3.15).


Bibliografia:

Deleuze, Gilles (1983): Cinéma 1. L'image-mouvement (Paris: Minuit).

--- (1986): La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. (Barcelona: Paidós).

GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:

http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115