Sumários
Avaliação da disciplina
18 Dezembro 2020, 15:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Consulta das provas finais e escritas. Esclarecimento de dúvidas relativas à avaliação e à realização dos trabalhos finais.
EXAME AVALIAÇÃO ALTERNATIVA CINEMA BRASILEIRO
– TP1A: 12 de janeiro, das 15h00 às 16h30 (sala vídeo)
– TP1B: 12 de janeiro, das 16h30 às 18h00 (sala vídeo)
Realização do teste de "Cinema Brasileiro"
15 Dezembro 2020, 16:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Realização do segundo teste de "Cinema Brasileiro".
Prova (individual e escrita) de avaliação de conhecimentos.
Realização do teste de "Cinema Brasileiro"
15 Dezembro 2020, 15:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Realização do segundo teste de "Cinema Brasileiro".
Prova (individual e escrita) de avaliação de conhecimentos.
O olhar nostálgico sobre o Brasil de Central do Brasil.
11 Dezembro 2020, 15:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O retrato elíptico do país e a forma do melodrama no filme.
As relações sociais e familiares no filme.
Bibliografia:
BERNARDET, Jean-Claude (2003): Cineastas e imagens do povo (São Paulo: Companhia das Letras).
JAMESON, Fredric (2007): Signatures of the visible (New York: Routledge).
NAGIB, Lúcia (Org.) (2002): O Cinema da Retomada – Depoimentos de 90 cineastas dos anos 90 (São Paulo: Editora 34).
A representação da cidade no cinema brasileiro contemporâneo
4 Dezembro 2020, 15:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O caráter matricial da representação da cidade no filme de Pereira dos Santos:
1) A metáfora da invasão
A linhagem dos ‘invasores’ cinematográficos: O invasor de Beto Brant (2002) e a metáfora da invasão da ocupação urbana. O retrato do Brasil realizado através de uma linguagem cinematográfica que mistura o naturalismo e o expressionismo grotesco (no retrato dos protagonistas e da cidade de São Paulo).
2) a divisão da urbe em duas cidades – a cidade simbolizada pelos espaços fechados da burguesia e os espaços abertos mas remotos do povo.
O labirinto, a saturação e a predação simbolizadas na abertura de Cidade de Deus.
As metáforas visuais que configuram a oposição entre os dois espaços: breve análise de duas sequências da curta-metragem Eletrodoméstica, de Kleber Mendonça Filho.
As grades e muros presentes nas sequências analisadas de Eletrodoméstica: o pano de fundo expressionista da consciência da burguesia e o mapa ficcionalizado do medo presentes na curta-metragem.
Bibliografia:
Deleuze, Gilles (1983): Cinéma 1. L'image-mouvement (Paris: Minuit).
--- (1986): La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. (Barcelona: Paidós).
GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:
http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115