A representação da cidade em Rio, 40 graus

30 Outubro 2020, 15:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Caraterísticas gerais do neorrealismo italiano: a preocupação social. A pobreza: tema no cinema rejeitado por muitos setores da classe média no Brasil.

Análise da sequência do jardim zoológico do filme Rio, 40 graus.

As mini-tramas múltiplas tecidas no filme, o seu caráter estereotipado e o procedimento elíptico de representação. A ligação estética com o neorrealismo: a crítica no plano estético-formal do cinema italiano e o caráter vanguardista da proposta de Nelson Pereira dos Santos.

O questionamento radical dos relatos estabelecidos: a presença do “vínculo fraco” deleuziano no filme e a quebra com a forma em que o cinema dominante tem condicionado o público para fiar a experiência. A importância da figura do “observador” e da função das crianças.

 

Bibliografia:

Deleuze, Gilles (1983): Cinéma 1. L'image-mouvement (Paris: Minuit).

--- (1986): La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. (Barcelona: Paidós).

GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:

http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115

FREIRE, Rafael de Luna (2011): “Descascando o abacaxi carnavalesco da chanchada: a invenção de um gênero cinematográfico nacional” in Contracampo. Revista do programa de pós-graduação em comunicação – Universidade Federal Fluminense in

www.uff.br/contracampo/index.php/revista/article/download/146/84‎