O questionamento dos estereótipos culturais em Rio, 40 graus
3 Novembro 2020, 15:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A importância da questão actoral e a desnaturalização da encenação como espetáculo.
O ascenso de situações puramente óticas, distintas das situações sensomotrizes do antigo realismo em
Rio, 40 graus. O sacrifício dos efeitos sintéticos no filme.
Análise da sequência do jardim zoológico como alegoria do filme.O protagonismo das crianças no neorrealismo italiano e no cinema brasileiro.O questionamento da imagem da cidade e dos estereótipos culturais no filme de Nelson Pereira dos Santos: o questionamento da imagem da América festiva e da democracia racial através do simbolismo do turismo, do Carnaval e do futebol.O retrato crítico da burguesia carioca: o materialismo, a frivolidade e a alienação.
Breve análise da sequência da morte do jovem no Maracanã (1.14.16 – 1.17.29).
Bibliografia:
Deleuze, Gilles (1983): Cinéma 1. L'image-mouvement (Paris: Minuit).
--- (1986): La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. (Barcelona: Paidós).
GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:
http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115