A genealogia do mar glauberiana

20 Novembro 2020, 15:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A figuração utópica e as profecias de Antônio Conselheiro.

A ligação mar/ilha: o imaginário original brasileiro e as lendas do Novo Mundo. A Utopia de More. A dialética entre o projeto prático/irrealizável da Utopia no filme glauberiano. A negação e a afirmação paradoxal do Éden em Deus e o diabo na terra do sol.

O desfecho do filme e os seus significados. A dimensão lendária e dialética do filme: o grande duelo, a representação não-realista e a mediação da literatura de cordel na mise-en-scène. A negação dos códigos do cinema industrial.

A desmistificação da metafísica de Deus e o diabo no desfecho do filme. A noção metafísica de destino, a noção secular e humanista da História e o final aberto do filme. A ausência de um modelo de acção típico dos filmes políticos com propósitos pedagógicos.

 

BIBLIOGRAFIA:

MALAFAIA, Wolney Vianna (2012): Imagens do Brasil: O cinema Novo e as metamorfoses da identidade nacional [Tese de Doutorado em História, Política e Bens Cuturais apresentada ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil]:

http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/10244