As matrizes estéticas do final aberto de Deus e o diabo na terra do sol
24 Novembro 2020, 16:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A solução introduzida pela montagem: o abandono do herói num corte brusco em Deus e o diabo na terra do sol e a transformação do sertão em mar através da interferência do montador
As matrizes estéticas do final aberto de Deus e o diabo na terra do sol. A ligação conceitual à História do Brasil da imagem do mar glauberiana e a ligação estética a um modelo estrangeiro. A sequência final de Os incompreendidos de François Truffaut, marco inaugural da Nouvelle vague: análise comparativa da corrida de Antoine Doinel e de Manuel. As diferenças e os traços comuns, por exemplo, a corrida do protagonista em direção ao mar utópico ou a utilização do plano-sequência. A citação da ‘escadaria de Odessa’ de O encouraçado Potemkin.
Bibliografia:
AA.VV. (1995): Brazilian Cinema. JOHNSON, Randal & STAM, Robert (editors) (New York: Columbia University Press).
NAGIB, Lúcia (2006): A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopia (São Paulo: Cosacnaify).