O cinema brasileiro 1970-1990
27 Novembro 2020, 15:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A continuidade e a descontinuidade da imagem marítima no filme Terra em transe: o retrato grotesco do momento social e político no Brasil da ditadura. As reflexões cinemanovistas sobre a ditadura e a função do intelectual na nova situação social.
Os ‘anos de chumbo’ da ditadura brasilera. O Cinema Marginal e a notável irreverência da nova geração de cineastas.As possíveis relações entre o Cinema Novo e o Cinema Marginal.
Caraterísticas estéticas e temáticas distintivas do Cinema Marginal: o grotesco, a animalização e o humor presentes no retrato da violência, da obscenidade e do aberrante.
Década de 1980: a emergência dos Estudos Culturais e o interesse pelas peculiaridades locais. As expressões ‘periféricas’ no cinema: o cinema na Ásia. O novo cinema na Ásia (Japão, Taiwan, China:): um cinema fortemente narrativo e empenhado na recuperação da História nacional.
Década de 1990: a ‘retomada’ do cinema na América Latina (Argentina, México e Brasil). As expressões multiculturais, a cor local e os géneros consagrados.
O percurso cinematográfico de Walter Salles, cineasta intelectualizado. A imagem do mar glauberiana nos filmes de Salles: Terra estrangeira, O primeiro dia e Abril despedaçado.
Os diversos retratos do sertão nos filmes da retomada: a originalidade e o aggiornamento da memória nordestina no filme O baile perfumado; a dimensão espetacular do filme Canudos ou a experimentalismo do olhar antropológico no filme Crede-mi.
A permanência dos territórios de exclusão: os filmes sobre os problemas do Brasil urbano. Três exemplos paradigmáticos: Cidade de Deus, Orfeu e O invasor.
Bibliografia:
AA.VV. (1995): Brazilian Cinema. JOHNSON, Randal & STAM, Robert (editors) (New York: Columbia University Press).
BERNARDET, Jean-Claude (2003): Cineastas e imagens do povo (São Paulo: Companhia das Letras).
MALAFAIA, Wolney Vianna (2012): Imagens do Brasil: O cinema Novo e as metamorfoses da identidade nacional [Tese de Doutorado em História, Política e Bens Cuturais apresentada ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil]:
http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/10244
NAGIB, Lúcia (Org.) (2002): O Cinema da Retomada – Depoimentos de 90 cineastas dos anos 90 (São Paulo: Editora 34).