A representação da cidade no cinema brasileiro contemporâneo

4 Dezembro 2020, 15:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O caráter matricial da representação da cidade no filme de Pereira dos Santos:

1) A metáfora da invasão

A linhagem dos ‘invasores’ cinematográficos: O invasor de Beto Brant (2002) e a metáfora da invasão da ocupação urbana. O retrato do Brasil realizado através de uma linguagem cinematográfica que mistura o naturalismo e o expressionismo grotesco (no retrato dos protagonistas e da cidade de São Paulo).


2) a divisão da urbe em duas cidades – a cidade simbolizada pelos espaços fechados da burguesia e os espaços abertos mas remotos do povo.

O labirinto, a saturação e a predação simbolizadas na abertura de Cidade de Deus.

As metáforas visuais que configuram a oposição entre os dois espaços: breve análise de duas sequências da curta-metragem Eletrodoméstica, de Kleber Mendonça Filho.

As grades e muros presentes nas sequências analisadas de Eletrodoméstica: o pano de fundo expressionista da consciência da burguesia e o mapa ficcionalizado do medo presentes na curta-metragem.


Bibliografia:

Deleuze, Gilles (1983): Cinéma 1. L'image-mouvement (Paris: Minuit).

--- (1986): La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. (Barcelona: Paidós).

GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:

http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115