A transfiguração do real em Orfeu negro

10 Novembro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise da original adaptação do mito de Orfeu no filme “Orfeu negro” a partir do comentário de determinadas sequências e aspetos.

O olhar carnavalesco sobre o Brasil de “Orfeu negro”.

Comentário breve da importância do Carnaval: o mecanismo transfigurador da realidade carioca no filme.

O protorrealismo na reescrita verosímil do mito: a importância da categoria estética do kitsch.

O contraste real e mítico entre a cidade e a favela: o retrato claustrofóbico e caótico do Rio e a dimensão olímpica da favela.

A função da música no filme: a transfiguração disfórica sublinhada pelo samba em certas sequências e a função contrapontística do standard “A felicidade” no filme. A história de reencontro trágico e a impossibilidade de anábase anunciadas pela música.

 

 

Bibliografia:

STAM, Robert (2004): Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema (Durham: Duke University).

TAVARES, Júlio Cesar (2013): “Etnografando Orfeu afro-brasileiro” in Revista Espaço Acadêmico:

http://www.espacoacademico.com.br/022/22res_tavares.htm