Ganga bruta: a intuição e a dissonância na montagem do filme

4 Outubro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Por motivos técnicos – o projetor da Sala de Vídeo está avariado –, a aula do dia 4 de outubro foi lecionada, excepcionalmente, na Cave C2, a fim de poder visionar o filme a analisar.

Visionamento da primeira metade do filme Ganga bruta, de Humberto Mauro.

Análise da sequência inicial de “Ganga bruta”: a influência expressionista.

A natureza dissonante do filme: o expressionismo inicial, o teor documentar e realista presente na segunda sequência. 


Bibliografia:

GOMES, Paulo Emílio Salles (1974): Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte (São Paulo: Perspectiva).

PEREIRA, Flávia Lago de Jesus (2010): “Cinema à moda brasileira: Ganga bruta e a questão da identidade nacional” in O olho da História, nº 14 in

http://oolhodahistoria.org/n14/artigos/flavia.pdf